sábado, 31 de março de 2012

Salvem os Rinocerontes, perca um minuto de seu tempo para salvá-los!!!

O rinoceronte está sendo caçado em extinção e pode desaparecer para sempre se não agirmos agora.
Novas estatísticas mostram 440 rinocerontes foram brutalmente assassinados no ano passado na África do Sul.
Um grande aumento de cinco anos atrás, quando apenas 13 tiveram seus chifres arrancados, nações europeias poderiam levar o mundo a um novo plano para salvar estas criaturas incríveis, mas eles precisam ouvir de nós em primeiro lugar!
O que impulsiona  essa devastação é um aumento enorme na procura de chifres de rinocerontes utilizado para a cura do câncer e amuletos de boa sorte na China e no Vietnã.
Protestos da África do Sul foram até agora ignorados pelas autoridades, mas a Europa tem o poder de mudar isso chamando para uma proibição de todo o comércio rinoceronte, quando os países se encontrarem na cúpula do comércio internacional  sobre animais em julho.
A situação é tão terrível que a ameaça se espalha, mesmo em zoológicos britânicos que estão em alerta vermelho para as gangues que matam rinocerontes!
Vamos levantar um clamor gigante e incitar a Europa a empurrar para novas proteções para salvar  os rinocerontes da extinção.
Quando chegarmos a 100.000 assinantes, o nosso apelo será entregue em Bruxelas, onde se encontra o centro de decisão da Europa.
Cada 50.000 assinaturas adicionará um rinoceronte a menos abatido fazendo o nosso direito chegar até a porta dos delegados EU, fazendo com que eles decidam sua posição. Assinar a petição da direita, em seguida, espalhar amplamente esta campanha: 
Por favor perca um Minuto de seu tempo, mas SALVE VÁRIAS VIDAS, NOSSOS ANIMAIS DEPENDEM DE NÓS!!!!!

sexta-feira, 30 de março de 2012

PL contra os maus tratos cometidos aos animais foi aprovado pelos deputados na ALE.

A presidente do NEAFA, Cristiane Leite, os deputados JHC e Ronaldo Medeiros, e a voluntária do GVAM na Assembleia Legislativa de Alagoas

PL é de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT/AL). Para representantes do NEAFA este momento é um marco para o estado de Alagoas.
'Um alívio'. É isso que a presidente do Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (NEAFA), Cristiane Leite e demais protetores dos animais sentiram após o Projeto de Lei nº 219/2011, ter sido apreciado e aprovado em primeira discussão na sessão ordinária da Assembleia Legislativa (ALE) ocorrida nesta quinta-feira (29).
O projeto é de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT) e trata acerca da defesa e proteção dos animais, como versa também sobre a regulamentação e controle de natalidade de cães e gatos no Estado de Alagoas.
“Alagoas será um dos estados à frente para que os animais não sejam maltratados, mas para isso é necessário que sejam realizadas campanhas de educação ambiental a fim de reeducar algumas pessoas que ainda insistem em maltratar animais”, ressaltou o deputado Ronaldo Medeiros, enaltecendo a importância desse Projeto de Lei entrar em vigor.
Segundo Cristiane Leite, a aprovação deste projeto é um marco para Alagoas em prol da causa dos animais. “Estamos muito felizes por esta conquista e esperamos que a crueldade cometida diariamente contra os animais acabe em nosso estado”.
O NEAFA agradece o apoio de cada deputado estadual que contribuiu para apreciação e votação desse projeto e espera contar mais uma vez cooperação de todos na próxima terça-feira (03), momento em que ocorrerá a 2ª votação do PL.
Cristiane Leite convida todos os protetores dos animais e aqueles que simpatizam com a causa para se fazerem presentes na sessão da ALE na próxima terça-feira, às 15h.  


quarta-feira, 28 de março de 2012

Grupos de defesa dos animais pedem providências a vereadores na Paraíba.

                                       Quatro vereadores receberam grupo de defensores
                                               dos animais (Foto: Plínio Almeida/TV Paraíba)
Representantes fizeram mobilização em frente à Câmara de Campina Grande.
Eles pedem fim de maus-tratos, hospital veterinário, entre outras questões.
Representantes de organizações de defesa dos animais e vereadores da Câmara de Campina Grande se reuniram na manhã desta terça-feira (27) para agendar uma audiência pública com o objetivo de discutir a votação de um projeto de lei que pretende evitar abuso e maus-tratos aos animais que puxam carroças na cidade. Segundo Rodrigo Freire, representante do Fórum Municipal de Proteção e Bem Estar Animal, a audiência foi marcada para a manhã da quarta-feira (28).
Antes da reunião, o grupo fez uma mobilização em frente à Câmara chamando atenção para outros pleitos, como a implantação de um hospital público veterinário municipal e a criação de um conselho para fiscalização a atuação da diretoria do Centro de Zoonoses. Em carta conjunta, o Fórum e as organizações Adota Campina e Associação de Amigos dos Animais Abandonados da Paraíba (A4) pediram mais agilidade por parte dos vereadores na votação do Projeto de Lei nº 038/2011, de autoria de Olímpio Oliveira (PMDB).
O texto prevê o cadastro geral de veículos de tração animal, estabelece limite máximo de carga para transporte e capacitação para carroceiros, proíbe menores de 18 anos conduzindo as carroças e ainda proíbe uso de animais doentes, fêmeas prenhas e uso de chicotes.
Além da apreciação deste documento, os grupos também pediram aos vereadores a criação de um projeto de lei que instaure eleições públicas para a direção do Centro de Zoonoses. A sugestão é de que o mandato seja de dois anos, com objetivo de evitar 'apadrinhamentos' nos cargos.
Em resposta às reinvidicações relativas ao Centro de Zoonoses e ao hospital veterinário, o vereador Olímpio Oliveira orientou as associações a encaminharem os projetos à Prefeitura de Campina Grande, que seria a responsável por criar os projetos, encaminhá-los à Câmara e gerir os recursos, caso as leis sejam aprovadas.


terça-feira, 27 de março de 2012

Ministério Público quer que enfermeira que agrediu yorkshire pague indenização de R$ 20 mil

Valor será repassado para departamento ambiental da Prefeitura de Formosa (GO)
A enfermeira Camila de Moura deve pagar uma indenização de no mínimo R$ 20 mil ao Fundo Municipal do Meio Ambiente, da Prefeitura de Formosa (GO), pela agressão e morte de um cachorro da raça yorkshire. O Ministério Público do Estado propôs ação civil pública contra a enfermeira nesta segunda-feira (26). 
O órgão pediu que ela seja “condenada a indenizar os interesses difusos e coletivos lesados, decorrentes do abalo à moral coletiva, já que as imagens da agressão contra o animal foram veiculadas na internet, gerando enorme repercussão nas redes sociais e ocupando amplo espaço na mídia nacional, causando indignação e marcando profundamente o íntimo de toda a coletividade, não apenas da cidade de Formosa, como também de todo o País”.
A Promotoria informou que recebeu 401.836 assinaturas em uma página na internet de pessoas que pediram providências contra a enfermeira. Além da indenização, ela deve responder por crime ambiental e delito previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), uma vez que as agressões foram feitas na frente da filha dela. 
Entenda o caso 

A enfermeira Camila de Moura é investigada por espancar o seu cão da raça yorkshire na frente da filha pequena em Formosa (GO). As cenas foram gravadas por uma vizinha no dia 13 de novembro e vazaram na internet. O cão morreu dois dias após os maus-tratos. 
A Polícia Civil da cidade passou a investigar o caso. Segundo delegado, a enfermeira já prestou depoimento, e teria dito que estava estressada com o cachorro. Ela pediu para responder apenas por crime ambiental. No inquérito policial constam também os relatos de alguns vizinhos, que dizem que o cachorrinho já havia sido agredido pela dona outras vezes. 
Por estar colaborando com a polícia, ela não foi autuada em flagrante e deverá responder ao inquérito em liberdade. 
O cinegrafista amador que filmou o cachorro da raça yorkshire sofrendo agressões, Claudemir Rodrigues Maciel, disse que decidiu fazer as filmagens porque achou "um absurdo" o que a mulher fazia com o cachorro. 
— Me escondi e resolvi gravar. Eu já sabia que ela maltratava animais. A cena foi muito forte. Ela jogando o cachorro pra cima e tudo mais. Fiquei ainda mais preocupado com a criança .


segunda-feira, 26 de março de 2012

Animais vítimas de maus-tratos são abandonados em Bauru, SP

                         Na pata da égua, as marcas da corda que prendia o animal
                                          (Foto: reprodução/TV Tem)                              
Supostos donos devem responder criminalmente pelo abandono.
As éguas ficaram no local por mais de 24 horas.          
Dois animais foram flagrados soltos na Rua Alberto Brandão Rezende, em Bauru, no interior de São Paulo. Duas éguas, mãe e filha, foram deixadas amarradas a uma árvore desde a manhã desta terça-feira (13). O animal mais novo estava solto e chegou a atrapalhar o trânsito.
Já nesta quarta-feira (14), os animais apresentavam sinais de maus tratos: ferimentos nas patas, cauda cortada e cansaço. Eles ficaram no local até às 5h. Na terça-feira, as éguas passaram praticamente o dia todo sem água e comida.
Dois homens apareceram afirmando que eram donos dos animais. Uma moradora e uma representante da Ong Natura Vitae, compareceram à delegacia para registar boletim de ocorrência.
O BO será encaminhado à delegacia do Meio Ambiente, onde os envolvidos devem prestar novos depoimentos. Um laudo do estado de saúde dos animais também será realizado. O suposto dono afirmou que deixou as éguas pastando amarradas em um local próximo ao que elas foram encontradas.
Ele teria voltado ao local para buscá-las no final da tarde, mas não as encontrou no local. Um amigo avisou o homem sobre os animais. Ele não tem qualquer documentação que comprove o fato de que é dono das éguas.
O homem prestou depoimento na delegacia e será investigado por maus-tratos contra animais. A pena varia de 3 meses a 1 ano, ou multa. As éguas serão encaminhadas a uma fazenda de colaboradores da Ong Natura Vitae.



sexta-feira, 23 de março de 2012

Em MS, dono nega agressão à cadela e diz que vira-lata foi atropelada.

Mel se recupera da cirurgia realizada na quarta-feira (21) (Foto: Hélder Rafael/G1MS)
Dono de cachorra que ficou paraplégica diz que ela foi atropelada em casa. 
Segundo polícia, depoimento do rapaz contradiz informações do irmão dele.
O dono da cadela vira-lata Mel de 3 meses, que perdeu os movimentos das patas traseiras em razão de lesões na tíbia e na medula, prestou depoimento a Polícia Civil, em Campo Grande, e negou que agressões tenham provocado a paraplegia no animal.
De acordo com a delegada Suzimar Batistela, da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista (Decat), o rapaz de 25 anos disse em depoimento na segunda-feira (19), que atropelou acidentalmente a cadela após dar uma marcha ré no veículo.
No depoimento, o rapaz disse à delegada que sentiu quando o pneu passou em cima da Mel, ele teria entrado em desespero. O suspeito disse ainda que possui outros dois cachorros com deficiência, e afirmou novamente que não agrediu a cachorrinha.
Segundo a delegada, as explicações do dono contradizem o depoimento que o irmão dele, de 23 anos, prestou à delegacia no último sábado (17). Foi o jovem que levou a cadela na clínica onde o animal foi atendido. À polícia ele disse que viu o dono de Mel dando um chute na cadela.
De acordo com Suzimar, a clínica veterinária está finalizando o laudo médico da vira-lata, já que ela passou por uma cirurgia na quarta-feira (21). Mesmo com o resultado do laudo a delegada afirma que somente através de depoimentos conseguirá identificar o que deixou a cadela paraplégica.
“No laudo médico não há como precisar o que causou os ferimentos na cadela. Nós precisamos descobrir qual dos dois irmãos está mentindo”, afirma a delegada.
Suzimar não descarta a possibilidade de uma acareação entre os irmãos. Um novo depoimento do jovem que levou à cadela até a clínica foi marcado para a tarde desta sexta-feira (23), mas de acordo com a delegada, o jovem não compareceu à delegacia.
Caso
Um inquérito para apurar o caso de maus-tratos foi aberto na sexta-feira (16). A cadela está há 26 dias internada em uma clínica veterinária de Campo Grande. De acordo com a médica veterinária Ana Lúcia Salviatto, a cachorrinha foi deixada na clínica no dia 27 de fevereiro.
Mel teve fratura na tíbia e os membros inferiores ficaram paralisados, a cadela não anda e não consegue se equilibrar nas patas da frente.
Doações
A veterinária Raquel Masae Hosokawa, que também acompanha o tratamento de Mel, conta que, nos últimos dias, a clínica recebeu várias doações de medicamentos, fraldas e ração, além de dinheiro, para auxiliar nas despesas do tratamento de Mel.
"As pessoas nos procuram diariamente para saber como ajudar. Vamos fazer uma listagem de produtos necessários e também de custos, porque os médicos que atendem a Mel já estão prestando serviços com preço bastante reduzido", diz Raquel.


quinta-feira, 22 de março de 2012

Este vídeo me fez lembrar o filme Sempre ao meu lado.

Fonte: 

Este vídeo me fez lembrar o filme sempre ao meu lado onde chorei e Muito, este vídeo foi filmado aqui na cidade de Porto Alegre, onde podemos constatar que o Amor destes bichinhos é muito Maior por nós do que muitas vezes o de nós por eles.
Espero que vejam o vídeo e se emocionem como eu me emocionei.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Polícia investiga suspeita de envenenamento de animais em SP.

Cachorro de associação beneficente onde cães podem ter sido envenenados 
(Foto: Fabiano Correia/G1)

Presidente de associação diz que uma cadela morreu e outras passaram mal.
Vigilância ambiental indica 'sugestivo de envenenamento'.
A Polícia Civil investiga uma suspeita de envenenamento de animais em uma ONG na Rua José Ariza, na Zona Leste de São Paulo. Segundo Roseli Aparecida, presidente da Associação Beneficente Ação Social de Mulheres da Zona Leste, pelo menos quatro cachorros que ficam no terreno onde a instituição funciona foram envenenados entre sexta (16) e esta segunda-feira (19). Uma cadela de aproximadamente 10 anos morreu.
Segundo Roseli, o primeiro caso aconteceu na tarde de sexta na associação, que oferece aulas de dança, crochê, entre outras atividades. “Tem uns meninos que sempre vêm aqui ajudar a limpar o terreno, aí eles falaram que a Laila, uma cadela, estava passando mal”, disse. Roseli ofereceu água ao animal, mas ele começou a vomitar e a piorar. Laila ficou quase o dia inteiro internada, mas não teve maiores complicações.
Já nesta segunda, ao entrar na associação por volta das 7h, Roseli encontrou uma cadela morta e duas passando mal da mesma forma que Laila. “Acionamos a polícia, e a própria viatura levou as cadelas até um veterinário”, contou. Depois do ocorrido, Roseli acionou a Vigilância Ambiental, da Prefeitura de São Paulo, para avaliar a situação do imóvel.
Sugestivo de envenenamento
Segundo Sandra Midori Araki, funcionária da vigilância que foi à associação na manhã desta segunda, foi constatado que o local é limpo, com água e alimentação disponível aos cães, que são bem cuidados e saudáveis. “É uma propriedade fechada com mais ou menos nove cães. Pelo animal que morreu, eu não posso dizer que foi realmente envenenamento, apesar de ser um óbito agudo e ter salivação. Há, então, um sugestivo de envenenamento”, disse.
A presidente da associação foi ao 103º Distrito Policial, em Itaquera, na manhã desta segunda, para registrar um boletim de ocorrência. Ela disse que suspeita que um homem que mora em um condomínio vizinho seja o responsável pelos envenenamentos. “Há uns 15, 20 dias, ele procurou um rapaz que fica aqui na associação e falou que se não tirássemos os animais, ele ia matar”, comentou Roseli.
Gato que vive na associação beneficente
(Foto: Fabiano Correia/G1)

Abrigo
Segundo Roseli, havia oito cachorros e oito gatos na associação antes da morte da cadela. “As pessoas foram jogando animais aqui, aí cuidamos e castramos para doar, mas ninguém quis”, contou. A partir daí, os bichinhos ficaram no local recebendo cuidados. Uma amiga da associação leva comida para os animais com regularidade, pois, segundo Roseli, a instituição não tem recursos para cuidar de todos os animais.
Apesar da falta de recursos, a presidente disse que o local é fechado, os animais são bem cuidados e limpos e não atrapalham ninguém. “Eles só andam no terreno mesmo. E quando alguém tem medo, nós prendemos todos. Não são agressivos, cuidamos direitinho", afirmou. “No momento em que o pessoal não tem dó, compaixão dos animais, o que nós vamos ter?”.
Roseli Aparecida (à esq.), Wesley Luiz, Maria Aparecida Silva e Julio Torres com os cães da associação (Foto: Fabiano Correia/G1)

Homem é detido com pássaros ameaçados de extinção no ES.

Apreensões aconteceram em Viana e Muniz Freire.
Espécies ameçadas de extinção estravam entre os pássaros.
Dezessete pássaros foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental em cativeiros irregulares em Viana, na Grande Vitória, na tarde da última segunda-feira (19). Três espécies apreendidas estão na lista de pássaros ameaçados de extinção. Já no Sul do Espírito Santox, no município de Muniz Freire, denúncias anônimas levaram a polícia a outro cativeiro.
O suspeito de manter as aves em cativeiro foi detido por crime ambiental e encaminhado para a Distrito Policial (DP) de Cariacica, na Grande Vitória. Os animais apreendidos foram encaminhados para o viveiro da 1ª Companhia do Batalhão da Polícia Militar Ambiental. Os pássaros serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, na Serra.
Muniz Freire
Pássaros da fauna silvestre nativa eram mantidas sem a devida licença de criador. Em quatro casas foram apreendidas 13 aves, sendo uma o papagaio chauá, ameaçado de extinção.
Os animais foram levados para a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Cachoeiro de Itapemirim. Ninguém foi preso, mas foram entregues boletins de ocorrência na Delegacia de Polícia Judiciária (DPJ) de Muniz Freire.
Segundo a polícia, a pena prevista para quem mantém pássaros em cativeiro sem a devida licença é de detenção de seis meses a um ano e multa de R$ 500 por unidade. No caso de espécie ameaçada de extinção, o valor chega a R$ 5.000.

sábado, 17 de março de 2012

Site disponibiliza cães e gatos para adoção.

Em apenas dois anos, mais de 100 animais encontraram novos lares.
Uma novidade está movimento o mercado de adoção de cães e gatos. O site Os Cães do Parque disponibiliza fotos de todos os animais que esperam por um novo lar.
Assim você pode escolher seu preferido sem sair de casa e o melhor, sem pagar nada por isso.
O fotógrafo Fábio é o responsável pela página. Ele resgata os animais abandonados no parque, cuida deles e depois disponibiliza os pets para adoção no site. O melhor é que o projeto está dando resultados. Em dois anos, mais de 100 animais já conseguiram novos donos.
Todos os bichinhos do site são vacinados, castrados e saudáveis. Enquanto eles aguardam um novo lar, os cães e gatos ficam nas casas de voluntários.
Para oficializar a adoção, os interessados precisam passar por testes online e uma entrevista por telefone, para que os voluntários tenham certeza que o bichinhos irá para um bom lar.



Entidades denunciam maus tratos a animais de circo,

Artista que adestra e cuida dos cachorros, informou que nunca houve maus tratos aos animais...
A Acipa ( Associação Cidadã de Proteção aos animais) de Cascavel, juntamente com a ONG "Sou Amigo", fez uma denúncia na noite desta terça-feira (13) de maus tratos a animais em um circo instalado no Bairro Jardim União, em Cascavel.
Segundo Vera Lúcia, membro da Acipa, o circo exibe apresentações com cinco cães, que são mantidos em gaiolas. “A denúncia é de cinco cães da raça Poodle que ficam confinados em uma gaiola, e isto é considerado maus tratos. No Paraná existe a lei 16. 667, que proíbe esses animais em circo. Nós queremos que a lei seja cumprida e nós viemos aqui para recolher os cães porque é considerado maus tratos”, diz a Vera Lúcia, membro da Acipa.
Por outro lado, procurados pela equipe da CGN, Roberta Engel, artista que adestra e cuida dos cachorros, informou que nunca houve maus tratos aos animais. “Usamos eles nas apresentações do circo, mas eles não tem feridas, não ficam sem comida e água. Eu gastei bastante com os cachorros, são duas veterinárias que passam remédios para o tratamento veterinário deles”, falou Roberta Engel, dona dos cães.
Roberta apresentou inclusive, receitas e remédios para o tratamento veterinário dos cães, que segundo ela são periodicamente medicados.“ A ração que eu dou é Pedigree, ninguém tem o que falar dos meus cachorros, não houve nenhum tipo de mau trato”, disse Roberta Engel, dona dos cães.  
A direção do circo informou que já fez apresentações em varias cidades do Paraná, e Cascavel seria a primeira a realizar a denúncia reclamando dos cães.



Ato contra maus-tratos a animais reúne 5 mil pessoas no RJ.

Centenas de pessoas protestaram em Copacabana com faixas e cartazes (Foto: Thamine Leta/ G1) 
Centenas de pessoas se reuniram na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na manhã de domingo dia 22 de janeiro 2012 em uma manifestação que luta contra os maus-tratos a animais. O protesto, segundo os organizadores, acontece simultaneamente em dezenas de cidades por todo o mundo.
Os organizadores explicam que o movimento tem como objetivo pedir mudanças na atual legislação, e com o título “Crueldade Nunca Mais” a manifestação pretende chamar a atenção de toda a população sobre a impunidade para os crimes cometidos contra os animais.
Renata faz tosa artística em suas cadelas coloridas (Foto: Thamine Leta/ G1)
Mesmo com o sol forte, Renata Ferreira, de 35 anos, deixou o Méier, na Zona Norte, com suas quatro cadelas para protestar pelos animais. “Moro em uma casa e tenho quatro cachorros e um gato. É uma paixão que tenho desde criança. Acho importante essa manifestação, por isso estamos todos aqui hoje”, contou.
Tosa artística
A paixão por animais fez com que Renata abandonasse a profissão de publicitária e se tornasse designer dos animais. “Eu era publicitária e mudei completamente de profissão por causa dessa paixão. Hoje em dia eu faço tosa artística”, disse.
Segundo uma das organizadoras da manifestação, o movimento começou através do Facebook. A partir de então, muitas cidades apoiaram a ideia e organizaram manifestações. “É um protesto nacional e internacional. Outros lugares do Rio estão fazendo, como Niterói, na Região Metropolitana, e Teresópolis, na Região Serrana. Mas também cidades como Nova York, San Diego e Londres”, afirmou Paula Coutinho.
Paula acredita que a lei atual é branda e não pune devidamente quem comete crimes contra animais. “Não acredito que os casos de maus-tratos tenham aumentado, mas com certeza os casos estão sendo mais divulgados”, comentou.
Fonte: G1

Deputado defende criação de delegacia contra maus tratos de animais.

A prática de maus tratos de animais são muito comuns. Não é raro deparar com situações evidentes de maus-tratos contra animais domésticos ou domesticados. Lojas que abrigam animais em gaiolas minúsculas, sem qualquer condição de higiene, cães presos em correntes curtas o dia todo, proprietários que batem covardemente em seus animais ou os alimentam de forma precária, levando o animal à inanição, cavalos usados na tração de carroças que são açoitados e em visível estado de subnutrição.  
Preocupado com o bem estar dos animais o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), apresentou um Projeto de Lei que institui a Delegacia Especial de Proteção a Crimes e Maus Tratos conta os Animais no Estado de Mato Grosso. 
De acordo o Projeto a Delegacia fica sob a responsabilidade direta da Secretaria de Estado de Segurança Pública. 
Emanuel Pinheiro explicou que a criação da Delegacia Especial visa registrar, investigar, abrir inquérito e adotar todos os demais procedimentos policiais necessários para a defesa dos animais contra abusos, violência, crimes, maus tratos, venda ilegal, exposição indevida e outras condutas cruéis a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, objetivando a sua efetiva proteção. 
Na propositura o deputado assegura disponibilizar todos os meios necessários para o recebimento de informações e denúncias sobre delitos contra animais, inclusive com linhas telefônicas 0800 e via internet. 
O projeto também inclui que a Delegacia possua veterinários ou convênios com clinicas veterinárias voltados aos primeiros atendimentos aos animais vitimados.   
Questionado quanto às despesas decorrentes da execução da lei, o parlamentar afirma que correrão por conta de dotações orçamentárias próprias ou suplementadas se necessário.  
“As denúncias poderão ser apresentadas ao órgão competente, poderão ser feitas mediante descrição do ato de crueldade, sendo garantido o sigilo ao denunciante”, pontuou Pinheiro.  
Segundo o deputado há aquelas situações em que sabemos que o animal está sofrendo, só que a caracterização de maus-tratos é subjetiva. “Por exemplo, seu vizinho deixa o cão preso o dia todo num quintal pequeno, sem abrigo, sozinho, latindo sem parar. Para a maioria das pessoas, isso pode ser caracterizado como 'maus-tratos', mas pode ser perfeitamente normal para o dono do animal”, salientou.


Maus tratos a animais movimentam ONGs no AM.

Cães e gatos somam o maior número de registros de maus tratos em Manaus.
MANAUS - Os apaixonados pelos animais sairão às ruas das principais capitais brasileiras neste domingo (22), reivindicando melhorias na lei que protege os animais de maus tratos. Em Manaus, organizações independentes se unirão para realizar o evento.
A Manifestação “Crueldade Nunca Mais” se concentra desde às 9h em frente ao Empório Ponta Negra, de onde seguirá por toda a orla até chegar ao Tropical Hotel. Na capital amazonense a ação está sendo realizada pela ONG Proteção, Adoção e Tratamento Animal (PATA), em parceria com o Grupo de Proteção aos Animais (GPA), Organização Bicho Amado (OBA) e a ComPaixão Animal.
Crimes
Manter animais em lugares sujos, que dificulte sua respiração, movimento ou descanso; obrigá-los a trabalhos com esforço físico excessivo; ferir ou mutilar, com exceção da castração de animais domésticos – feita por um profissional autorizado – é crime de acordo com o artigo terceiro da Lei Federal nº 24.645.
Maus tratos a animais tem se tornado frequentes. Muitos casos registrados são praticados pelos próprios “donos” dos animais que os abandonam por diversos motivos, entre eles, a falta de serventia do bicho, ou muitas vezes por motivos de doença, os bichos são deixados nas ruas ou em lugares de mata fechada.
Há também casos onde os animais são maltratados pura e simplesmente por maldade, torturados e feridos por estas pessoas que muitas vezes dizem estar apenas “brincando”.
De acordo com a presidente do PATA, Anacy Miranda, quase mil pessoas já confirmaram presença no evento na página da ONG no facebook. “Esta é uma manifestação que acontecerá neste domingo em diversas capitais brasileiras e qualquer pessoa pode participar. Só é indicado que as pessoas não levem seus animais, pois haverá carro de som, estamos sujeitos ao sol ou chuva, o que não é o mais indicado para os nossos bichinhos”, destacou.
Segundo Miranda, o maior número de casos que eles recebem é de maus tratos com cachorros e gatos, porém há registros também com outros animais, só que em menor número, como por exemplo, maus tratos com burros e até ao porquinho da índia. “A ação visa a cobrança de leis mais rígidas. Hoje as punições são muito brandas, como pagamentos de cestas básicas e serviços comunitários”, ressaltou.
Nas ruas
De acordo com Miranda, cerca de 600 mil animais vivem nas ruas da capital amazonense.  “As pessoas pegam um animal e não pensam nos custos e isso acaba gerando um número maior de abandonos. O animal cresceu, o dono enjoou, não tem mais dinheiro nem espaço na casa. Com muitos bichos abandonados, nem formando cem ongs vamos dar conta se a população não ajudar”, alertou.
Ação
Outros estados da Amazônia também participarão da manifestação neste domingo. Em Boa Vista (RR) o evento será às 18h na Praça das Águas, no centro da cidade. Em Porto Velho (RO) às 16h na Av. Jorge Teixeira. Em Belém (PA) às 10h em frente ao Hotel Hilton. Em Cuiabá (MT) a manifestação será às 9h na Praça Santos Dumont e em São Luís (MA) às 10h na Av. Litorânea, Praia do Calhau.



ONG protesta contra os maus tratos a animais.


Foto: Rafael Takaki - Especial DP 
Para cobrar ações do poder público referente aos animais recolhidos das ruas e contra os maus tratos aos mesmos, a Organização Não Governamental (ONG) SOS Animais promoveu uma carreata na tarde deste sábado (3). 
Com faixas, cartazes, camisetas pretas e nariz de palhaço, cerca de cem pessoas concentraram-se em frente à Agroveterinária da Terra, no bairro Jardim América, no Capão do Leão, e seguiram até a Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee), em Pelotas. De lá até a praça Coronel Pedro Osório o trajeto foi feito a pé. 
Em três semanas, nove cachorros foram envenenados no Jardim América. Destes, seis morreram e os outros três foram medicados e salvos pelo médico veterinário Tiago Fachinetto, proprietário da agroveterinária. Outro fato motivou o protesto. O sumiço, ainda não explicado, de 20 cachorros na praia do Laranjal há algumas semanas.
Martinha Rehling, proprietária de quatro cachorros e seis gatos, todos adotados, fez questão de aderir ao movimento. Embora nenhum tenha sido vítima de maus tratos, a moradora do Jardim América está preocupada. Envenenar animais constitui crime previsto no artigo 32 da Lei 9605/98 com pena de até um ano de detenção, podendo ser aumentada se o animal morrer.


Multa para maus-tratos a animais chega a R$ 1.500, em Piracicaba (SP)

O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), assinou, dia 22 de dezembro, a Lei Complementar 265/2010, que estabelece multa gradativa de R$ 150 a R$ 1.500 para quem cometer maus-tratos contra animais. A lei refere-se a animais domésticos e domesticados, pertencentes à fauna urbana e rural, como cães e gatos, cavalos, asnos e burros, pássaros e aves, entre outros considerados de estimação ou usados "para auxílio no exercício de trabalhos".
A lei complementar proíbe o tráfego de veículos de tração animal na área central da cidade em dias úteis, das 8h às 18h. Também proíbe "expressamente" os atos de amarrar animais em postes, árvores, grades e portões e conduzí-los sobre passeios ou jardins.
Com relação aos animais domésticos serão penalizadas ações que "demonstrem intenção consciente do cidadão em provocar maus-tratos ou crueldade contra animais, tais como privação das necessidades básicas, sofrimento físico, medo, estresse, angústia, patologias ou morte".
Entre essas ações são previstas no texto penalidades para abandono em vias públicas, imóveis residenciais fechados ou inabitados e em terrenos baldios; espancamento; agressão com uso de instrumentos cortantes ou por meio de substâncias químicas, escaldantes ou tóxicas; e atear fogo em animal ainda vivo.
A lei, que entrou em vigor na data da publicação, prevê que caberá "às autoridades municipais a observância destes dispositivos, naquilo em que lhe seja atribuída competências fiscalizatórias para seu cumprimento". (Solange Strozzi)

Fonte: Jornal de Piracicaba



Campos (RJ) tem cinco denúncias de maus tratos a animais por dia.

Um projeto de lei prevê uma pena de cinco anos para quem maltratar animais. Em Campos, norte fluminense, são pelo menos cinco denúncias por dia.