sexta-feira, 28 de junho de 2013

Juiz afasta prefeito acusado de maus-tratos contra animais, diz MP

Cães teriam sido caçados a mando do prefeito em
Santa Cruz do Arari (Foto: Reprodução/TV Liberal)

Segundo MP, gestor foi afastado para não influenciar investigação.
Prefeito é acusado de ter mandado capturar cães no município.
O juiz da comarca de Soure, na ilha do Marajó, decidiu afastar por 90 dias o prefeito de Santa Cruz do Arari, Marcelo Pamplona (PT). Ele é acusado de maus tratos a animais por ter mandado capturar cães e cadelas do município. Os animais foram exilados em um local sem assistência. Segundo denúncias da população, alguns dos cachorros teriam sido mortos. A informação é do Ministério Público do Estado.
Segundo o MP, a medida cautelar foi baseada no inquérito civil instaurado pela promotoria. A alegação do Ministério Público é que o prefeito poderia utilizar seu poder político para influenciar a apuração do caso, dificultando a apuração dos fatos. Cabe recurso.
O G1 tenta contato com o prefeito, mas ainda não foi atendido.
Entenda o caso
A população de Santa Cruz do Arari, na Ilha do Marajó, denunciou no começo do mês de junho que a prefeitura estaria pagando pela caça de cães e cadelas, e os animais apreendidos seriam mortos. O prefeito reconhece que fez a captura dos cachorros, mas nega que tenha matado os animais: segundo ele, os bichos foram levados para a zona rual do município, já que estariam causando a proliferação de doenças na cidade.
A ação foi condenada por veterinários, que consideraram a medida exagerada e desnecessária para o controle de pragas. A sociedade civil se mostrou indignada diante da postura do prefeito, e iniciou uma série de manifestações nas redes sociais, além de um protesto em Belem que contou com a presença de atores da Rede Globo. 
Os cães que haviam sido enviados para a zona rural foram resgatados por uma Ong de defesa dos animais e trazidos para Belém.